Estudante da Rede Municipal Lança Livro no Museu Histórico de Campos
Hoje, quinta-feira (5), Eryka Pereira da Silva, aluna do 9º ano da Escola Municipal Ciep Custódio Siqueira, lança seu primeiro livro, intitulado “Pupila Congelada”, no Museu Histórico de Campos, localizado no Centro da cidade, a partir das 18h. Aos 15 anos, Eryka compartilha uma história emocionante de superação e resiliência.
“Pupila Congelada” narra a jornada de Jade Ferry, uma talentosa patinadora no gelo que, após sofrer uma lesão, vê sua carreira interrompida. Isolada de amigos e de seu namorado, Matteo, Jade busca recomeçar sua vida com o apoio da família, mudando-se para o exterior, onde conhece Marcus Wering. Ele a auxilia na recuperação emocional e física, utilizando terapias com cavalos.
Para Eryka, a publicação do livro é um marco de realização pessoal. “Ter meu livro nas mãos é relembrar cada etapa da minha jornada até aqui. Isso prova que nada é impossível. Uma garota de bairro humilde, estudante de escola pública, pode alcançar seus sonhos, basta tentar. Esse momento ficará para sempre na minha vida, e espero que inspire outras pessoas a acreditar que sua realidade pode mudar”, disse a jovem autora.
A secretária de Educação, Ciência e Tecnologia, Tânia Alberto, destacou a importância do incentivo à leitura e à escrita no ambiente escolar como ferramenta de transformação. “O lançamento do livro de Eryka é uma prova de que o estímulo à leitura desde a Educação Infantil faz toda a diferença. Projetos como a ‘Biblioteca em Casa’, que distribui maletas com livros de literatura brasileira para os alunos levarem para casa e lerem com a família, são fundamentais para despertar o interesse pela leitura e revelar talentos como o de Eryka”, afirmou a secretária.
O interesse de Eryka pela leitura e pela escrita teve início no projeto “Navegando na Poesia”. “Minha paixão por histórias começou ali, numa aula em que nos trouxeram livros para lermos juntos. Eu nunca fui muito de ler, tinha preguiça, mas com o tempo isso mudou, especialmente depois que começamos a escrever poesia. Foi aí que o sentimento cresceu”, relembra Eryka.
Tatiany Arêas, coordenadora pedagógica do projeto “Navegando na Poesia”, desenvolvido pela Associação Raízes em parceria com a Petrobras, explicou que o projeto visa despertar o interesse pela leitura e escrita por meio de expressões artísticas, como teatro, música, dança e literatura infantil. “Todas as atividades são projetadas para apoiar o processo educacional, respeitando a cultura regional dos alunos e valorizando suas vivências. É uma grande alegria ver o crescimento da Eryka Pereira, que, através das oficinas literárias, descobriu seu talento como escritora e agora lança seu primeiro livro. Esperamos que essa trajetória inspire o surgimento de novos talentos”, concluiu Tatiany.