Escola no interior do Ceará recebe honra de melhor do mundo com projeto inovador

Compartilhe...

A Escola de Ensino Médio Joaquim Bastos Gonçalves, localizada em Carnaubal, no estado do Ceará, foi honrada com o prêmio “Melhores Escolas do Mundo” devido ao seu notável projeto voltado para a saúde mental dos alunos.

Denominada como “Adote um Estudante”, a iniciativa teve origem durante o retorno das aulas presenciais no período pós-pandemia. Os professores perceberam que alguns alunos apresentavam sintomas de ansiedade, baixa autoestima e outras fragilidades emocionais decorrentes do impacto do período de isolamento.

O professor Guilherme Barroso foi o idealizador do projeto, buscando colaboração com profissionais especializados. Atualmente, os alunos têm acesso a atendimento individual com psicólogos, além de participarem de atividades esportivas e artísticas.

“Adote um Estudante” foi agraciado na categoria “Apoiando Vidas Saudáveis”, recebendo um prêmio de 50 mil dólares (aproximadamente R$ 250 mil).

A premiação foi estabelecida em 2022 pela plataforma T4 Education, com o apoio da Fundação Lemann, abrangendo cinco categorias: “Ação Ambiental”, “Apoiando Vidas Saudáveis”, “Colaboração Comunitária”, “Inovação” e “Superação de Adversidades”. Todos os vencedores recebem a mesma quantia.

Neste ano, 108 países participaram da competição, e outra instituição brasileira também se destacou.

As 15 escolas finalistas foram submetidas a uma votação popular para determinar o prêmio “Escolha Comunitária”. A vencedora foi a Escola Municipal Professor Edson Pisani, de Belo Horizonte (MG), que concorreu na categoria “Colaboração Comunitária” com o projeto “Mais favela, menos lixo”.

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *