Energia cortada pela Enel no Farol de São Thomé pode impactar atividades de verão
A Enel Rio informou ontem, quinta-feira (16) que realizou o corte de energia em diversas unidades administradas pela Prefeitura de Campos, incluindo o Camping do Farol, o Terminal de Carga e Descarga do Porto dos Barcos, a Arena de Esportes e a Peixaria do Farol. A interrupção ocorreu pela manhã e foi motivada por dívidas da Prefeitura com a concessionária.
Segundo a Enel, a dívida ultrapassa R$ 75 milhões, e apesar de tentativas de negociação, a Prefeitura ainda não apresentou propostas para quitação ou parcelamento do débito. A empresa informou que 59% desse valor corresponde ao não pagamento de contas de energia entre 2021 e 2024. Em dezembro, a distribuidora já havia suspendido o fornecimento de energia para 10 outros espaços municipais devido ao mesmo impasse.
A concessionária destacou que cumpriu todos os procedimentos previstos na Resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), incluindo o envio de notificação com 15 dias de antecedência ao corte. A Enel também garantiu que o fornecimento de energia para unidades essenciais, como escolas e postos de saúde, não foi interrompido, embora essas também estejam em débito com a empresa.
A empresa enfatizou que dívidas de grandes consumidores, como administrações municipais, podem comprometer o equilíbrio econômico-financeiro da concessão.