Dom Roberto Guimarães, bispo emérito de Campos, morre aos 89 anos

A Diocese de Campos comunicou, na manhã desta quinta-feira (29), o falecimento do Bispo Emérito Dom Roberto Gomes Guimarães, aos 89 anos. Ele morreu em sua residência, no Parque Leopoldina, em Campos dos Goytacazes, onde estava sob cuidados paliativos desde julho de 2024, assistido pelo serviço de Home Care e pelas irmãs do Instituto de Nossa Senhora do Bom Conselho.
Dom Roberto iniciou sua formação religiosa em 1950, no Seminário Arquidiocesano São José, em Niterói. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário de Mariana (MG), onde também cursou Teologia. Foi ordenado sacerdote em 1961, na Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, em Campos.
Em 22 de novembro de 1995, foi nomeado Bispo de Campos pelo Papa São João Paulo II, assumindo oficialmente em 7 de janeiro de 1996, na festa da Epifania do Senhor. Seu lema episcopal foi inspirado na passagem bíblica de Ezequiel 34,11: “Procurarei minhas ovelhas”. Dom Roberto se tornou Bispo Emérito em 30 de julho de 2011.
O atual Bispo Diocesano, Dom Roberto Francisco, destacou nas redes sociais o legado de Dom Roberto:
— “O Bom Deus concedeu a Dom Roberto a graça de um pastoreio da unidade… Nós que pudemos usufruir desta sua vida, tempo em que se dedicou com generosidade à Igreja, especialmente à nossa Diocese, rezemos agora para que ele encontre a felicidade plena junto de Deus, o que ele sempre buscou”, declarou.
A Diocese informou que, ao longo do dia, divulgará detalhes sobre o sepultamento, que ocorrerá na cripta da Catedral Basílica Menor do Santíssimo Salvador, no Centro de Campos. O último bispo sepultado no local foi Dom João Corso, em 16 de outubro de 2014.
Trajetória de Dom Roberto
Dom Roberto exerceu diversas funções na Diocese. Foi professor no Seminário da Basílica Menor de Maria Imaculada, em Varre-Sai, e Vigário Paroquial nas cidades de Natividade (1964), São Fidélis (1965 a 1967) — onde também lecionou no Ginásio Fidelense — e Laje do Muriaé (1967-1968). Atuou como pároco em São Benedito e São José do Avahy, ambos em Itaperuna, de 1968 a 1995.
Também coordenou a Pastoral Vocacional e a de Catequese, além de ser Diretor Diocesano de Educação Religiosa da Rede Estadual e integrar o Conselho Presbiteral. Foi nomeado Vigário Geral da Diocese em 1994 e, no ano seguinte, tornou-se Bispo Diocesano. Sua renúncia ao governo pastoral foi aceita em 8 de junho de 2011 pelo Papa Bento XVI.
Com informações da Diocese de Campos