Diretores da Santa Casa de Campos têm bens bloqueados pela justiça federal
A Justiça Federal determinou o bloqueio de bens, incluindo imóveis, veículos e valores em contas bancárias, dos diretores da Santa Casa de Misericórdia de Campos, devido à suspeita de desvio de verbas federais. A decisão, tomada no dia 20, foi registrada no sistema da Justiça Federal nesta quarta-feira (25).
O despacho judicial destaca: “O caso envolve um suposto esquema fraudulento para desvio de verbas milionárias na Santa Casa de Misericórdia de Campos/RJ, uma instituição filantrópica que atua na área da saúde.”
Ainda segundo o documento: “A denúncia do esquema partiu da própria direção financeira da instituição, após identificar a aquisição de equipamentos por valores acima do mercado. Além disso, embora o pagamento já tenha sido efetuado, os equipamentos não foram entregues pela empresa contratada (LVR MATERIAIS HOSPITALARES LTDA).”
O despacho da 1ª Vara Federal de Campos reforça a gravidade do caso: “O Ministério Público Federal (MPF) alega que o desvio de verbas na Santa Casa de Misericórdia de Campos/RJ pode estar relacionado ao financiamento ilícito de campanha eleitoral para o pleito que se aproxima. Além disso, a empresa envolvida no suposto esquema já foi sancionada em outro estado por inadimplência contratual e está proibida de participar de licitações. Os autos também revelam que essa empresa acumulou um prejuízo líquido superior a R$ 600 mil em 2023.”