Crianças e adolescentes protagonizam reuniões com gestores públicos em Campos

Como parte do projeto Infância em Ação, a Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e Juventude de Campos dos Goytacazes promoveu, nesta semana, encontros inéditos que contaram com a participação direta de crianças e adolescentes ao lado de gestores públicos. Em pauta, propostas para garantir o direito ao esporte, ao lazer e à convivência comunitária — dimensões essenciais previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
Realizadas na sede do MPRJ em Campos, as reuniões foram conduzidas pela promotora de Justiça Anik Rebello Assed Machado e reuniram secretários municipais de Obras, Urbanismo e Patrimônio Público com jovens representantes comunitários das OSCs Bem Faz Bem e Centro Juvenil São Pedro-Salesiano.
Para a promotora, a presença ativa dos adolescentes demonstra o compromisso do Ministério Público com a escuta qualificada e a participação social infantojuvenil na formulação de políticas públicas. “O diálogo interinstitucional busca assegurar que a voz de crianças e adolescentes seja ouvida e considerada nos processos de decisão que impactam diretamente suas vidas”, afirmou.
Ao término dos debates, foram definidas providências com prazos para execução por parte do município, além do agendamento de novos encontros para acompanhamento das ações.
Fonte: Assessoria MPRJ