Comissão da Unesco visita Campos para avaliar Geoparque Costões e Lagunas do RJ

Compartilhe...

Campos recebe nesta quinta-feira (25) a comissão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para avaliar as ações do Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, que foi aprovado como Aspirante e agora poderá se transformar em Geoparque Mundial do Brasil. Nesta segunda-feira (22), a secretária e o subsecretário de Turismo, Patrícia Cordeiro e Edvar Chagas Júnior, participaram de uma reunião em Maricá, realizada na Fazenda Itaocaia, no bairro de Itaocaia Valley, que hospedou o naturalista inglês Charles Darwin no século XIX.

O encontro teve como objetivo recepcionar dois representantes da Unesco, um mexicano e um português, que estão na região para avaliar o Geoparque Costões e Lagunas do Rio de Janeiro, que compreende 16 municípios no litoral do estado, na Costa do Sol e na região da Costa Doce, de Maricá até São Francisco de Itabapoana (SFI).

O Geoparque tem a coordenação científica da professora da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), Maria da Glória Alves, e parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A coordenadora geral do projeto é a doutora em Geologia pela UFRJ, Kátia Leite Mansur.

“Há mais de 10 anos que a gente vem trabalhando nesse projeto, que começou a ser desenvolvido pela UFRJ, mas tem a Uenf como parceira direta desde o início. O Geoparque é uma região geográfica onde você tem uma geologia com importância internacional. E a gente tem isso aqui nessa região, que inclui locais como Farol de São Tomé, a Pedra Lisa, em Morro do Coco, as Cachoeiras do Imbé, Lagoa de Cima e os sedimentos da planície de inundação do Rio Paraíba do Sul”, disse Maria da Glória, ressaltando que a avaliação dos representantes da Unesco começará por Farol. Além de Campos, eles irão a São João da Barra e São Francisco.

A professora explicou que, encerradas as visitas, os avaliadores irão elaborar um relatório a ser encaminhado à Unesco para decidir se o Geoparque Aspirante ganhará reconhecimento internacional, se tornando Geoparque Mundial do Brasil, valorizando o turismo e a economia local.

Em maio deste ano, Campos ganhou dois painéis de sinalização do Geoparque. As placas foram instaladas na RJ 238 (Rodovia José Carlos Vieira Barbosa), que dá acesso à Estrada dos Ceramistas, e na RJ 216 (Campos-Farol), próximo ao posto do Batalhão de Polícia Rodoviária.

A secretária de Turismo, Patrícia Cordeiro, ressaltou a importância do projeto que está culminando com o momento de maturidade da consciência do potencial turístico de Campos.

“As coisas estão acontecendo de forma concomitante e eu costumo dizer que a gente está no tempo certo. Um processo, para ser de forma madura, para ser pensado de forma sustentável e responsável ao projeto turístico, tem que ter um período de maturação, e a gente está vivendo esse período de maturação, de compreensão da importância que temos dentro do ecossistema mundial, com esse reconhecimento da Unesco”, disse Patrícia.

Fonte: Secom/Campos

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *