Campos tem recorde de denúncias ambientais

Compartilhe...

Nos primeiros sete meses de 2024, Campos alcançou uma marca preocupante: a cidade já registrou 148 denúncias de crimes ambientais, superando o total dos últimos três anos. O que chama a atenção, no entanto, é que a região de Lagoa de Cima, que sofre com diversas construções irregulares em suas margens, não apresentou nenhuma denúncia formalizada este ano no programa Linha Verde, do Disque Denúncia, voltado para o meio ambiente.

Em 2024, julho foi o mês com o maior número de notificações, totalizando 31.

Entre os crimes ambientais denunciados, os maus-tratos contra animais lideram as estatísticas deste ano, com 106 casos. Em seguida, aparecem a guarda e o comércio de animais silvestres, poluição do ar, acúmulo de lixo e queimadas.

A assessoria do programa Linha Verde explicou que muitas pessoas compartilham informações sobre irregularidades, mas não as formalizam como denúncias. Esse pode ser o caso em Lagoa de Cima, em Campos.

“A polícia não pode estar em todos os lugares ao mesmo tempo, mas há sempre cidadãos de bem que presenciam crimes ambientais e estão dispostos a denunciar de forma anônima e segura. As denúncias feitas ao programa Linha Verde são sempre encaminhadas às autoridades competentes, como o Comando de Polícia Ambiental, a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, a Superintendência de Combate aos Crimes Ambientais, o INEA, e Secretarias Municipais de Meio Ambiente. Portanto, denuncie”, destacou Renato Almeida, Coordenador Geral do Disque Denúncia.

O Instituto Estadual do Ambiente (INEA) ressaltou que a responsabilidade pela fiscalização de Lagoa de Cima é do município, e as denúncias também podem ser feitas diretamente à Prefeitura de Campos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *