Campos restaura proibição para veículos de quatro eixos ou mais nas vias

A partir da próxima segunda-feira (2), volta a ser proibido, de forma definitiva, o tráfego de carretas com mais de quatro eixos no perímetro urbano de Campos. A decisão foi tomada pelo prefeito Wladimir Garotinho devido à falta de avanço nas obras da RJ-238 (Estrada dos Ceramistas) e ao não cumprimento, por parte do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), do compromisso firmado de realizar o recapeamento das vias impactadas.
A medida busca evitar os transtornos causados pelos veículos pesados, como o registrado no último sábado (24), quando uma carreta quebrou na Avenida 28 de Março e gerou congestionamento por várias horas. O tema também foi discutido na Câmara de Vereadores, que aprovou um requerimento do vereador Diego Dias solicitando providências para impedir definitivamente a circulação dessas carretas no perímetro urbano.
Nesta segunda-feira (26), a Subsecretaria Municipal de Mobilidade encaminhou um ofício ao DER-RJ comunicando oficialmente a retomada da proibição.
A proibição não é novidade. Desde o início de 2022, caminhões com mais de quatro eixos estavam impedidos de circular na região central. No entanto, em maio do mesmo ano, o Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) autorizou, de forma emergencial, a circulação desses veículos após a interdição da Estrada dos Ceramistas para obras na ponte sobre o Canal de Tocos.
Em novembro de 2023, a via voltou a ser interditada com previsão de conclusão em oito meses. Entretanto, a obra foi paralisada em janeiro de 2024 para readequação do projeto, sendo retomada apenas em agosto. Em novembro daquele ano, o DER-RJ assumiu o compromisso de recuperar o pavimento das vias urbanas usadas como rota alternativa.
Fonte: Secom Campos