Campos atinge mais de 10 mil notificações de casos de dengue em 2024
A Secretaria Municipal de Saúde de Campos dos Goytacazes (SMS) divulgou o boletim semanal de arboviroses. Segundo os dados atualizados até a 18ª Semana Epidemiológica de 2024, foram registradas 10.790 notificações de dengue e 487 de chikungunya. O Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses discutirá o panorama atual das doenças e as medidas preventivas e de combate em uma reunião marcada para quarta-feira (8), às 9h.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SUBVS) monitora as notificações, e os números mensais são os seguintes: para dengue, em janeiro foram registrados 863 casos, fevereiro 3.096, março 3.862, abril 2.920 e maio 49. Para chikungunya, os números foram janeiro 47, fevereiro 67, março 150, abril 214 e maio 9. Não houve registro de zika.
Dois óbitos foram registrados: um paciente de 64 anos faleceu devido a complicações da dengue, e outro, de 72 anos, teve como causa da morte a chikungunya.
Desde 1º de março, quando o Gabinete de Crise da Dengue e outras Arboviroses foi estabelecido, o município está em epidemia de dengue. Na reunião de quarta-feira, será o quarto encontro das autoridades em saúde, representantes de diversos setores municipais e da sociedade civil organizada para discutir e definir medidas de combate ao vetor e assistência aos pacientes.
O subsecretário de Vigilância em Saúde, Charbell Kury, destacou ações intersetoriais no combate à dengue, incluindo o apoio do Exército Brasileiro em abril. Ele também mencionou uma elevação de casos prevista em abril e a possibilidade de discutir a implementação de vacina preventiva contra a dengue em Campos dos Goytacazes.
Fonte: Secom