Campista Daniel Xexéo emplaca produção autoral em festival amazônico de cinema

Compartilhe...

O curta-metragem “A Febre”, escrito e dirigido pelo campista Daniel Xexéo, foi selecionado para a mostra oficial do 3º Festival de Cinema de Rondônia, disputando uma vaga entre mais de 1.500 curtas inscritos nesta semana. Antes dessa conquista, o filme teve sua estreia em outubro de 2024, no cinema Estação NET Botafogo, no Rio de Janeiro, e também foi exibido no 1º Festival de Filmes Independentes Cine Darcy, na Uenf, além do Festival Cine Tribal, em Cabo Frio.

O projeto surgiu originalmente como um trabalho de conclusão de disciplina do curso de Licenciatura em Teatro do Instituto Federal Fluminense (IFF), onde Daniel Xexéo está prestes a se formar. Reconhecido como obra cinematográfica, o curta ganhou projeção em diversas salas de exibição e festivais pelo país.

Para o diretor, essa seleção reforça a força dos gêneros experimentais, terror e fantasia, além de demonstrar o interesse crescente do público por obras que extrapolam o convencional. Daniel ressalta que levar a arte campista para além das fronteiras do estado, agora chegando à Amazônia, é motivo de orgulho, especialmente por ser fruto de um trabalho desenvolvido dentro de uma instituição pública de ensino.

“A Febre” foi realizado pela Pálido Azul, produtora independente de audiovisual criada por Xexéo, que já está trabalhando em seu próximo projeto: o média-metragem “Causa”. O novo filme reunirá três histórias distintas que exploram os temas de causalidade, efeito e consequência, e conta com recursos da Lei Paulo Gustavo, viabilizados pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Prefeitura de Campos. O lançamento de “Causa” está previsto para outubro deste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *