Bacellar ganha força com sinalização de apoio de Cláudio Castro ao governo do RJ

Compartilhe...

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), enviou ontem, segunda-feira (19) à Assembleia Legislativa do Estado (Alerj) a indicação do vice-governador Thiago Pampolha (MDB) para ocupar o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Caso o nome de Pampolha seja aprovado, ele precisará renunciar à vice-governadoria, abrindo espaço para que o atual presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (União), se torne o primeiro na linha sucessória de Castro.

Pré-candidato ao Governo do Estado em 2026, Bacellar poderá assumir o cargo de governador ainda este ano, caso Cláudio Castro se desincompatibilize do cargo para disputar o Senado nas eleições de outubro. Com Pampolha fora do Executivo, Bacellar passaria a ocupar interinamente o Palácio Guanabara e, eventualmente, poderia concorrer à reeleição já no exercício da função.

A indicação de Pampolha foi formalizada pelo governo no início da tarde e publicada em edição extra do Diário Oficial da Alerj. A expectativa nos bastidores é de que a nomeação seja aprovada com tranquilidade, considerando a base aliada do governo e o fato de Bacellar ter sido reeleito presidente da Casa por unanimidade no início do ano.

Antes de seguir para votação em plenário, o nome de Pampolha precisará passar por avaliação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e por uma sabatina na Comissão de Normas Internas e Proposições Externas. A votação final está prevista para a próxima quarta-feira (21), às 15h, e exigirá a aprovação da maioria simples dos deputados presentes.

Fonte: O Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *