Aumentam os casos de meningite: Estado registra duas mortes

Compartilhe...

Diante do aumento de casos e mortes por doença meningocócica no estado do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Saúde emitiu um alerta para reforçar a importância da vacinação, especialmente entre adolescentes de 11 a 14 anos e pessoas em grupos de risco, como imunossuprimidos.

Até o dia 4 de novembro de 2024, o estado registrou 12 casos e dois óbitos pela doença. Entre 2017 e 2020, foram notificados apenas seis casos, e no ano passado não houve registros.

A imunização é garantida pela vacina meningocócica ACWY, que protege contra infecções causadas pela bactéria Neisseria meningitidis dos sorogrupos A, C, W e Y.

“A vacinação é fundamental para proteger nossos adolescentes contra as formas graves da doença e garantir a saúde no futuro”, destacou a Secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.

No Sistema Único de Saúde (SUS), a vacina ACWY faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, sendo aplicada em adolescentes de 11 a 14 anos, complementando o esquema vacinal da Meningocócica C, destinada a crianças de 3 e 5 meses, com reforço aos 12 meses.

Para os grupos de risco elevado, como imunossuprimidos e profissionais de microbiologia, a vacina também está disponível nos Centros de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

O diagnóstico da doença é feito através de exames laboratoriais solicitados pelos médicos. A notificação dos casos é obrigatória para que a vigilância epidemiológica estadual acompanhe e controle a disseminação da doença.

Fonte: SECOM – RJ

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *