Arquivo Público de Campos recebe estrutura mMetálica

Compartilhe...

Arquivo Público de Campos recebe estrutura de sobrecobertura metálica

O Solar do Colégio, sede do Arquivo Público Municipal Waldir Pinto de Carvalho, localizado em Tócos, na Baixada Campista, está passando por uma importante intervenção: a instalação de uma sobrecobertura metálica. O projeto, administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), é aguardado há três anos, desde o repasse de R$ 20 milhões pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), no final de 2021, destinados à restauração do Solar.

A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf) é a instituição responsável pelo planejamento e execução das obras de restauro do Solar e pela reestruturação do Arquivo.

Etapas do projeto

De acordo com a coordenadora do Arquivo, Rafaela Machado, a obra está dividida em três licitações distintas:

  1. Sobrecobertura metálica: atualmente em execução, esta etapa foi uma exigência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan);
  2. Projeto de restauro: a licitação já foi realizada e está na fase de habilitação. A empresa selecionada terá um prazo de seis meses para sua elaboração;
  3. Execução da obra: esta fase só ocorrerá após a aprovação do projeto pelo Iphan.

Segundo Rafaela Machado, todo o processo levará cerca de dois anos, contemplando desde a fase inicial até a finalização do restauro.

Progresso da obra

O engenheiro civil Guilliano Diniz, responsável técnico pela obra, detalhou o avanço do projeto. “Iniciamos os trabalhos em 19 de dezembro. Em janeiro, realizamos a escavação para instalação de estruturas de aço e concreto. Atualmente, 34 pilares metálicos estão sendo fixados nas fundações. A próxima etapa envolve a instalação das tesouras metálicas e, em seguida, das telhas”, explicou. A iniciativa visa garantir a preservação do prédio histórico e seu acervo, protegendo-o de danos climáticos durante o processo de restauração.

Esforços conjuntos pela preservação

A restauração do Solar do Colégio e a reestruturação do Arquivo Público são resultado do trabalho conjunto de diversas instituições. Rafaela Machado destacou o papel da Prefeitura de Campos dos Goytacazes e do prefeito Wladimir Garotinho na obtenção dos recursos junto à Alerj, através do então deputado e presidente da Casa, André Ceciliano. Também ressaltou a contribuição da Uenf, representada pelo professor Raul Palácio à época e, atualmente, pela reitora Rosana Rodrigues.

A coordenadora enfatizou ainda o papel dos técnicos e profissionais da Uenf e da Prefeitura, que têm trabalhado em conjunto para viabilizar a execução do projeto e garantir que os recursos sejam aplicados de forma eficaz.

Atendimento ao público durante as obras

Durante a reforma, o Arquivo Público funcionará em horário reduzido, encerrando o atendimento ao público às 14h. Pesquisadores interessados em consultar o acervo devem agendar suas visitas pelo e-mail arquivodecampos2001@gmail.com ou pelo WhatsApp (22) 98179-4405. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h. Após solicitar o agendamento, o pesquisador precisará preencher um Protocolo de Pesquisa, que será analisado antes da confirmação da visita.

Fonte: Secom

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *