Alerj registra 1,7 Mil projetos em pauta

Compartilhe...

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) encerrou suas atividades de 2024 com um balanço positivo e entrou em recesso na semana passada. Os 70 deputados estaduais voltam ao trabalho em fevereiro, salvo convocação extraordinária para tratar de projetos urgentes de interesse público. Durante o ano, mais de 1.700 projetos foram apresentados, dos quais 275 foram sancionados pelo governador Cláudio Castro.

Quando retornar do recesso, a Alerj contará com novos integrantes. Isso porque cinco deputados assumirão prefeituras em seus municípios e um ocupará a vice-prefeitura da cidade do Rio de Janeiro. Entre os novos prefeitos estão Tande Vieira (PP), em Resende; Andrezinho Ceciliano (PT), em Paracambi; Dr. Serginho (PL), em Cabo Frio; Luiz Cláudio Ribeiro (REP), em Mangaratiba; e Márcio Canela (União), em Belford Roxo. Eduardo Cavalieri (PSD) será o novo vice-prefeito do Rio.

Rodrigo Bacellar (União), presidente da Alerj, destacou a capacidade de diálogo e cooperação entre diferentes espectros políticos:
“Estamos fechando nosso segundo ano na presidência, e me orgulho muito do que fizemos. Aprovamos muitos projetos que unem esquerda, direita e centro, mostrando que, acima de qualquer polarização, está o Estado do Rio com seus 92 municípios e mais de 16 milhões de habitantes.”

Ao longo de 2024, a Alerj realizou mais de 325 reuniões e audiências públicas. Um dos destaques foi a atuação da CPI dos Planos de Saúde, que defendeu a manutenção de contratos de pessoas com deficiência, afetados por cancelamentos unilaterais. Além disso, a Casa conduziu cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs), sete Comissões Especiais e duas de Representação.

A 15ª edição do Parlamento Juvenil marcou o ano com a participação de 95 estudantes, atingindo um recorde de representatividade feminina, com 62% de mulheres. A jovem Thayllane Nascimento, de Rio Bonito, foi eleita presidente, simbolizando o protagonismo feminino no Legislativo fluminense.

Com o recesso legislativo, a Alerj se prepara para novos desafios em 2024, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento do Estado e o bem-estar de seus cidadãos.

Aplicativo Aguas do Paraiba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *