Adesão à Campanha Nacional contra Poliomielite fica abaixo do esperado em Campos

Compartilhe...

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) permanece em alerta devido ao baixo índice de crianças imunizadas contra o vírus da Poliomielite, causador da paralisia infantil.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que foi encerrada em junho, tinha como meta vacinar 95% das 25.414 crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias (público-alvo) em Campos. No entanto, apenas 7.297 crianças foram imunizadas, representando cerca de 30% do esperado, com a aplicação da Vacina Oral Poliomielite (VOP), popularmente conhecida como a “gotinha”.

Embora a campanha tenha sido encerrada, a vacina contra a poliomielite continua disponível no calendário de vacinação de rotina infantil, que inclui também a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). Esta é administrada em bebês menores de 1 ano, nas doses previstas para 2, 4 e 6 meses de idade.

O assessor técnico de Imunização da SMS, Leonardo Cordeiro, destacou a importância de manter a imunização em dia: “A cobertura vacinal de rotina para VIP e VOP está em torno de 65%, o que equivale a 20.557 doses aplicadas até o momento. Reforçamos a orientação para que a população procure nossos postos de vacinação. Apesar do fim da campanha, as vacinas continuam sendo aplicadas em Campos”, frisou.

BAIXA ADESÃO

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, iniciada em 27 de maio, foi prorrogada em várias cidades, incluindo Campos, mas a adesão ficou abaixo do esperado. De acordo com o Ministério da Saúde, desde 1989 não há registros de casos de poliomielite no Brasil, porém as coberturas vacinais vêm apresentando quedas sucessivas nos últimos anos.

IMUNIZAÇÃO

Para atualizar a caderneta de vacinação, é necessário que as crianças acima de 2 meses estejam acompanhadas pelos pais ou responsáveis legais. No momento da vacinação, é indispensável apresentar um documento com foto, CPF ou Cartão do SUS, além da Caderneta de Vacinação.

Fonte: Prefeitura de Campos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *