Abastecimento de água em SJBsofreimpacto por intrusão salina
Desde da manhã do último sábado (19), o abastecimento de água em São João da Barra está reduzido em consequência da intrusão salina, um fenômeno natural que interfere na captação de água.
De acordo com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae), a Estação de Tratamento de Água (ETA) está operando de forma intermitente, com paralisações temporárias que causam oscilações no fornecimento.
A intrusão salina ocorre quando a água do mar avança sobre o Rio Paraíba do Sul, atingindo o ponto de captação da Cedae.
Isso acontece devido à combinação entre maré alta e a redução no nível do rio, permitindo que a água salgada invada o leito fluvial, chegando até a área onde a água é captada para tratamento.
“Nessas situações, é necessário interromper temporariamente a produção de água para evitar comprometer sua qualidade e prevenir danos aos equipamentos da ETA”, informou a Cedae em nota. A Companhia realiza monitoramento contínuo das condições do manancial para garantir que o impacto seja minimizado.