Diversidade cultural marca a festa Villa Celebra UENF

Compartilhe...

A Casa de Cultura Villa Maria será palco de um grande encontro de arte, cultura e lazer neste sábado (30), em celebração aos 32 anos da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). O evento “Villa Celebra UENF” começa às 9h, com a Feira da Agricultura Familiar, e se estende até as 20h, reunindo apresentações e atividades para todas as idades.

A programação contempla arte circense, teatro infantil, dança, música, rap, hip hop, graffiti, desenho com modelo vivo, pirofagia, maracatu, vinil e muitas outras expressões culturais. O público terá ainda uma edição especial da Feira Cultural Bambas da Planície, que leva à Villa roda de samba, oficina de samba no pé, artesanato, gastronomia e o tradicional baile charme para encerrar a noite.

Além de reunir artistas e coletivos da região, o evento promove também a valorização da agricultura familiar, com a participação de produtores assentados da reforma agrária e agricultores tradicionais do Imbé, que vão oferecer frutas, hortaliças, pães, bolos, biscoitos, geleias e outros produtos artesanais.

Programação para toda a família

A manhã será especialmente dedicada às crianças, com a esquete “Quatro Palhaços na Praça”, apresentada às 10h pela Turma Teen da Oficina de Teatro da Escola de Dança Ronaldo Vasconcelos. Em seguida, às 10h20, o público confere a apresentação circense com o Palhaço Violla em “O Cria do Mundo Inteiro”, seguida por uma oficina de artes circenses e outra de musicalização infantil com o Coral da UENF.

Ao meio-dia, os amantes do vinil têm espaço garantido no “Intervalo Musical Sobrou pro Vinil”, comandado por Gustavo Sofiatti.

Tarde de múltiplas linguagens

A partir das 14h, diferentes expressões artísticas se espalham pelos espaços da Villa. O público poderá acompanhar sessões de desenho com modelo vivo, o espetáculo de rua “Toda Forma de Amar” com o Grupo Moinho Cênico e uma oficina de acessibilidade cultural. No mesmo horário, haverá apresentações de projetos artísticos da Diretoria de Cultura da UENF e a roda de conversa “Vivência, Saberes e Políticas Públicas”, com participação da deputada estadual Dani Monteiro.

Às 15h, a arte urbana ganha destaque com um pocket show do rapper campista Zabú, que apresenta faixas de seu novo disco e clássicos de sua carreira, acompanhado de uma intervenção de graffiti ao vivo com Andinho Ide e Mister Bod.

Às 15h30, a energia do maracatu chega com o Bloco Bonita da Peste, seguido do street jazz do projeto MuDança na UENF, às 16h. Logo depois, às 16h30, o público confere a percussão do Coletivo Aqualtune e a performance de pirofagia da artista Resifire.

Encerramento com samba e baile charme

A partir das 17h, as Bambas da Planície tomam conta da festa com oficina de samba no pé e roda de samba até o início da noite. Para encerrar a celebração em ritmo dançante, o DJ Jason assume as pick-ups às 19h com o tradicional baile charme.

Com uma programação diversificada e gratuita, o Villa Celebra UENF reforça a Casa de Cultura Villa Maria como um espaço de difusão da arte e da diversidade cultural da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *