Saída de Wainer e Nildo abre vagas para suplentes

A última sessão da Câmara de Campos antes do recesso parlamentar, no dia 1º, marcou a despedida dos vereadores Wainer Teixeira (PP) e Nildo Cardoso (PL). Ambos vão assumir secretarias no governo Wladimir Garotinho, abrindo espaço para a convocação de dois suplentes em mais um capítulo da dança de cadeiras no Legislativo. No segundo semestre, Néa Terra e Beto Abençoado ocuparão as vagas.
A permanência de Wainer no mandato durou três meses. Após deixar a Secretaria de Administração e Recursos Humanos em abril para participar da aprovação da reforma administrativa da Prefeitura, ele retornará ao governo no próximo dia 10. Desta vez, ficará à frente da recém-criada pasta de Gestão de Pessoas e Governança Digital.
Durante o recesso, será convocada a segunda suplente do Progressistas, Néa Terra, que já assumiu o cargo em outras ocasiões, quando Wainer esteve na Prefeitura, no início do ano.
Nildo Cardoso vai se licenciar do quinto mandato como vereador em 1º de agosto para comandar a Secretaria de Abastecimento, Aquicultura e Pesca, criada recentemente para administrar a Central de Abastecimento de Campos (Ceascam), que funcionará no antigo Ceasa, em Guarus.
A vaga de Nildo será ocupada pelo ex-vereador e atual subsecretário de Agricultura Beto Abençoado, primeiro suplente do PL. No ano passado, ele exerceu o mandato de abril a dezembro, após quatro vereadores terem sido cassados.
Com a licença dos dois parlamentares, a composição da base do governo passa por novas mudanças. No início de junho, três vereadores também deixaram a Câmara para integrar o governo: Diego Dias, Leon Gomes e Fábio Ribeiro. Assumiram os suplentes Marcelo Feres, Luciano RioLu e Doutor Maninho.
Entre os suplentes que aguardam a oportunidade de assumir um gabinete, um deles recebeu publicamente a promessa do prefeito Wladimir Garotinho. Em março, foi anunciado que Juninho Jubiraca, quarto suplente do Progressistas, iria assumir. No cenário atual, Jubiraca depende de que dois suplentes à sua frente, Maninho e Néa Terra, peçam licença.