Programa Patrulha Rural é implantado, em Campos
Para garantir a segurança aos produtores rurais de Campos e região, foi implantada na manhã desta quarta-feira (19), o “Programa Patrulha Rural – Protetores do Campo”, no 8º Batalhão da Polícia Militar (8ºBPM). Em fevereiro, o vereador Igor Pereira enviou um ofício ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar, solicitando uma intervenção junto ao governador Cláudio Castro para que o programa chegasse ao município.
Durante o evento, o prefeito Wladimir Garotinho anunciou a abertura de licitação para aquisição de 2 veículos com tração 4×4 para aumentar a frota da Patrulha Rural.
Para o coronel Carlos Eduardo Sarmento, esta é uma missão desafiadora. “A expectativa é enorme. O projeto piloto implantado em São Francisco de Itabapoana funciona de maneira espetacular, então a expectativa é grande. O governador Cláudio Castro tem um olhar diferenciado para o interior, e a segurança é o carro chefe do governo. O governador tem sido parceiro dos prefeitos em suas demandas e devemos, dentro da nossa missão, executar da melhor maneira possível e corresponder ao anseio de São João da Barra, São Fidélis e Campos, assim como correspondemos os de São Francisco de Itabapoana”, disse.
De acordo com o vereador Igor Pereira, o Programa visa estabelecer um monitoramento de segurança na região rural do município. “As regiões rurais do município possuem particularidades que necessitam de um olhar específico. O Patrulha Rural já é desenvolvido em alguns municípios do país em parceria com a Polícia Militar e o nosso mandato solicitou essa implantação em Campos como forma de possibilitar segurança aos moradores dessas regiões”, destacou o parlamentar.
O comandante do 8º BPM, tenente Coronel Ricardo Aguiar, explica que o programa busca atender a uma demanda constante de um policiamento especializado que conheça as especificidades do homem do campo. “O Programa Patrulha Rural – Protetores do Campo consiste num contato próximo entre o proprietário rural e a Polícia Militar, pautado na filosofia da polícia de proximidade. O proprietário que quiser aderir ao Programa será visitado e sua propriedade será cadastrada e georreferenciada no banco de dados do Programa. Desta forma, este proprietário passará a integrar a rede de proteção Protetores do Campo e periodicamente receberá informações de segurança sobre a sua área e a visita rotineira do Patrulha Rural”.
A partir do cadastro, que pode ser feito tanto no 8º Batalhão de Polícia Militar quanto na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, a propriedade ganha um número próprio para sua identificação e uma placa será afixada na entrada da mesma, com a indicação de que é monitorada pelo programa. O produtor poderá comunicar-se com os policiais durante 24h, sete dias por semana, por meio de um telefone funcional, com aplicativo de conversas.
Os policiais destinados ao programa passaram por uma formação específica para esta modalidade de policiamento, compreendendo aulas de tiro policial, atendimento pré-hospitalar tático, Polícia de Proximidade, abordagem de proximidade, abordagem policial, uso de Tecnologia de Menor Potencial Ofensivo, legislação de transporte de animais, conceitos e legislação rural, dentre outras.
A solenidade contou com a presença do prefeito de Campos, Wladimir Garotinho e secretários municipais de Campos. Contou também com a presença da prefeita de São João da Barra, Carla Caputi; vice-prefeito de São Francisco de Itabapoana, Raliston Souza; vice-prefeito de São Fidélis, José Willian Ribeiro. Estiverem presentes também vereadores de Campos.